quinta-feira, 2 de abril de 2009

Caminhos a seguir.

Qualquer um consegue seguir em frente, mesmo sem saber exatamente para onde vai. Mas de fato só podemos alcançar aquilo que pretendemos, se seguirmos em frente sabendo claramente para onde vamos.
Acredito mesmo que ter um objetivo muito claro, que nos entusiasme e motive diariamente é mais de meio caminho andado para a sua realização, qualquer que seja o objetivo.
Mas como descobrir o que queremos exatamente? Percebi que quanto mais amadurecemos, mais somos capazes de descobrir qual é o caminho a seguir, e prever aonde cada uma das restantes possibilidades nos levará. O mais importante é não parar perante as escolhas e perante o receio de seguir um caminho errado, pois quanto mais tempo perdemos sem saber qual caminho seguir, menos vivemos e menos evoluímos.
Mas como descobrir o que quero exatamente? - perguntaria alguém. Tenho que ficar passivamente à espera até amadurecer, para me tornar mais capaz de saber qual o caminho a seguir? Não. Por vezes basta ser criativo e pensar nas nossas próprias ideias com entusiasmo. Porque se não estivermos entusiasmados com aquilo que queremos fazer, certamente ninguém o fará por nós. Se não sorrirmos para a vida, é muito pouco provável que ela sorria para nós.

Nenhum comentário: